São Tomé e príncipe, são duas ilhas irmãs que formam um país, situada em golfo da Guiné mesmo na linha do equador á 250 km e 300 km (150 mi. E 200 mi.), concretamente a nordeste do Gabão, Guiné equatorial e Camarões, sendo segundo menor país da África. Ambos são oriundos de um vulcão, extinto, o mesmo que deu origem a ilha de Bioko na Guiné equatorial, ao norte de Monte Camarões em costa oeste Africana. São Tomé é a maior ilha com 859 km² e a mais montanhosa sendo 32km (20 mi.) De largura e 50km (31 mi.) De comprimento com uma altitude de 2024 metros (6.640 pés). A ilha do Príncipe contém 142km² com cerca de 6km (4 mi.) De largura e 30km (19 mi.) De comprimento. O sol nasce radiantes descem as montanhas através de exuberante floresta e atravessam lavouras em direção ao mar.
Clima
As ilhas de São Tomé e príncipe apresentam um clima tropical quente e húmido com duas estações que são: quente que se chama de época chuvosa e frio que se chama de gravana, com uma temperatura média de 22ºC e os 30⁰C anuais. O país com multiplicidade de microclimas, Principalmente, definidos da sua localização e da sua temperatura. A variação da sua temperatura ambiente depende da altitude e do relevo. Ao sul da ilha e a sudoeste cai a maioria das precipitações, para norte de São Tomé temos a nossa savana paisagística, clima é mais quente e seco. De acordo com a função da pluviosidade, da temperatura e da localização, controlo das estações vária de convergência na zona intertropical. Á época chuvosa começa em Março a Setembro e a gravana sai de Maio a Agosto onde faz mais frio e que faz mais vento, o calor começa de Dezembro a Fevereiro.
A urbanização e aumento do padrão de ocupação afetou a vegetação e o clima.
São Tomé e príncipe, por causa do solo fértil e logo período de chuva tornaram as ilhas ideal para cultivo de Caná de açúcar em século XVI, mais tarde introduziram outras culturas de rendimento como côco, cacau e café, todo isto dependeu de mão de obra dos escravos Africanos. Mais tarde instalou um clima de agitação social e instabilidade económica que culminaram na independência nacional que foi pacífica em 1975. Apartir de então tornamos o exemplo de uma democracia mais estável e democrática em África.
Em 2018 de acordo com o recenciamento populacional atingimos 187.000 habitantes, distribuídos por toda a ilha, as ilhas de São Tomé e príncipe ronda por volta de 1001 km². Depois das Seicheles, São Tomé e príncipe é o segundo menor populacional em África.
O seu povo é mestiço entre portugueses e Africanos, a maioria das populações praticam catolicismo romano. As ilhas estiveram desabitadas até 1470, os Portugueses á descubriram em 21 de Dezembro de 1470, a ilha de São Tomé por Álvaro de Caminha e João de Santarém, no dia de Santo Tomé, o príncipe 17 de janeiro de 1471, no dia de Santo Antônio, onde deu a origem a primeira sua denominação, mais tarde em 1502 para, após a visita do Príncipe do Portugal na ilha, o nome inicial foi trocada para o nome Príncipe.